Saúde

Ana Costa diz que atendimento oncológico deve ser normalizado

Serviço de quimioterapia enfrenta problemas há uma semana no Ceron e HE-UFPel

A Comissão de Saúde da Câmara ouviu nesta terça (21) a secretária de Saúde sobre falhas no atendimento oncológico do município. Na semana passada, pacientes que recorreram à rede pública para quimioterapia tiveram dificuldades em receber o tratamento. De acordo com Ana Costa, o problema ocorreu por quebra em equipamentos no Centro de Radioterapia e Oncologia (Ceron) da Santa Casa e no Hospital Escolha da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel).

Conforme a secretária, houve problema nas duas instituições no instrumento onde são preparados os medicamentos usados na quimioterapia. "Como o volume dos dois locais para quimioterapia é muito grande, houve essa dificuldade", reconheceu. Chamado de capela de fluxo laminar, o utensílio voltou a funcionar nesta terça, permitindo a normalização do serviço.

Durante a reunião, Ana Costa e a diretora do Pronto Socorro, Rosana Van Der Laan, também foram questionadas pelos parlamentares sobre a realização no PS de exames de corpo de delito em pessoas detidas pela Brigada Militar. O tema foi motivo de reclamações na Câmara semana passada, quando vereadores relataram ter recebido reclamações de pacientes por conta de atraso no atendimento pela atenção aos suspeitos presos.

Rosana explicou que em maio entre representantes das forças de segurança e direção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) firmaram um novo acordo. Desde então, apenas suspeitos com lesões são encaminhados ao PS, sendo o resto encaminhado para o Instituto Geral de Perícias (IGP) durante o dia e a noite para a UPA e UBAI. A partir da entrada em vigor do novo modelo, o total de atendimentos encaminhados pela BM ao PS caiu de 250 por mês para apenas 16.

A secretária Ana Costa acrescentou que a Prefeitura busca junto ao Governo do Estado garantir o envio de mais legistas para Pelotas para assim retirar totalmente os exames cautelares da rede municipal.

Exames pré-câncer
Apesar de ser o principal tema na área de saúde na cidade, as investigações sobre os exames pré-câncer não foram abordadas com Ana Costa. De acordo com o presidente da Comissão de Saúde, Marcos Ferreira, o Marcola (PT), a presença da secretária na Câmara tinha como pautas específicas a oncologia e o PS.

Nesta quarta (22), a partir das 10h, acontece a segunda reunião da CPI que apura as denúncias de fraudes nos exames de colo de útero. Serão ouvidos os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, responsáveis pelo memorando que apontou possíveis problemas nos resultados das análises.

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Um olhar para um mundo com saúde mais igual Anterior

Um olhar para um mundo com saúde mais igual

Justiça de Pelotas concede prazo de 20 dias para que concessionária regularize içamento de vão móvel Próximo

Justiça de Pelotas concede prazo de 20 dias para que concessionária regularize içamento de vão móvel

Deixe seu comentário